domingo, 28 de novembro de 2010

NASA mostra ao vivo construção do robô que irá a Marte


A NASA instalou uma webcam no laboratório onde está sendo montado e testado o próximo robô que será enviado a Marte.

O maior e mais avançado robô já enviado ao espaço, chamado Curiosidade, terá o tamanho de um Fusca, pesará quase uma tonelada, e deverá ser lançado rumo a Marte no final de 2011.

A webcam, carinhosamente apelidada de "Câmera da Curiosidade", está transmitindo apenas o sinal de vídeo, sem áudio, de uma galeria de observação um nível acima do piso da sala limpa onde o robô marciano está sendo montado, nas instalações do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia.

O vídeo será completado periodicamente por chats ao vivo com os membros da equipe do Curiosidade, que responderão a perguntas do público sobre o robô.

Há uma diferença de -6h00 em relação ao horário oficial de Brasília (no horário de verão), o que significa que será possível acompanhar os trabalhos das 14h00 às 05h00 da madrugada do dia seguinte.

A NASA alerta que a câmera está voltada para uma parte da sala limpa que normalmente é bastante movimentada, mas o robô e os técnicos podem desaparecer de vez em quando, quando o trabalho se mover para outras partes da sala ou para outras instalações de teste. Devido ao grande número de usuários, pode haver lentidão na transmissão.

O lançamento do robô Curiosidade rumo ocorrerá entre novembro e 18 de dezembro de 2011, devendo chegar a Marte em Agosto de 2012. Ele será capaz de mover-se em terrenos acidentados e levará instrumentos 10 vezes mais pesados do que os robôs Spirit e Opportunity.

Para participar dos chats e ver vídeos já gravados, visite os endereços www.ustream.tv ou www.nasa.gov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário